quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Seminário Síndrome Alcoólico Fetal (S. A. F.)

Da responsabilidade do grupo de professoras de Educação Especial, irá realizar-se no dia 27 de Novembro, pelas 18:30h, na Sala de Alunos um Seminário subordinado ao tema "Síndrome Alcoólico Fetal (S. A. F.)". A oradora principal será a Dra. Madalena Dias, Professora de Educação Especial e como convidada a Dra. Ana Catarina Carvalho, Educadora Social.

Este seminário tem como público-alvo os Professores, Auxiliares de Acção Educativa, Alunos do 9º ano e respectivos Encarregados de Educação.

O que é Síndrome Alcoólico Fetal?

  • É um conjunto de transtornos físicos e deficiências do crescimento, nomeadamente, anomalias faciais, malformações ósseas e deficiência nos principais órgãos, chamados de Defeitos de Nascimento Relacionados com o Álcool (DNRA);
  • Comprometimentos funcionais ou mentais de origem neurológica tais como inabilidades motoras e pobre coordenação entre a visão e os movimentos das mãos, a par de um padrão complexo de problemas de aprendizagem, nomeadamente, dificuldades de memorização, atenção e julgamento, designados Distúrbios do Desenvolvimento Neural Relacionados com o Álcool (DDNRA).

Em seguida apresentamos o cartaz e folheto do seminário.



1 comentário:

  1. Foi bastante interessante este Seminário. Estão de parabéns as professoras da Educação Especial. Todos os que assistiram a este "encontro do saber mais" sobre a S.A.F. ficaram muito mais conhecedores, ricos e atentos.Assim, a relação educativa de alunos com esta problemática, ficará certamente mais rica.

    ResponderEliminar