quinta-feira, 1 de julho de 2010

Maio - Mês do Coração

A Escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes de Ermesinde, desenvolveu no âmbito da actividade “ Maio, Mês do Coração” diversas iniciativas destinada a todos os elementos da comunidade educativa das escolas do Agrupamento visando, essencialmente, a informação, o esclarecimento e o desenvolvimento de acções que tornem possível o despertar de consciências para a adopção de hábitos e de comportamentos saudáveis.
Neste sentido, durante a manhã do dia 29 de Maio decorreram várias acções de sensibilização: uma caminhada urbana pelo coração, no fim da qual, e no recinto escolar, os participantes formaram um coração humano, símbolo de um coração saudável. Nesta caminhada, os alunos transportaram 4 faixas “Passadeira de retalhos” elaboradas em tecido com mensagens alusivas ao tema, cujo contributo resultou de um trabalho conjunto de todas as turmas, docentes e funcionários das escolas do Agrupamento.
Do programa constou ainda a apresentação de uma coreografia de massas “Flashmob”, uma aula de aerodance aberta à comunidade, momentos musicais de flauta e canto, e actividades rítmicas. Em simultâneo decorreram rastreios de tensão arterial, glicemia e determinação da percentagem de massa gorda. Foram distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção de doenças cardiovasculares fornecidos pela Cruz Vermelha e outros elaborados pelos alunos do 9º ano.
Esteve patente uma exposição de cartazes no átrio da escola subordinada ao tema” Maio, Mês do coração” elaborados pelos alunos do 8º ano e foi feita uma campanha de sensibilização relativamente ao consumo regular de sopas e frutas através da construção de uma roda de alimentos de produtos naturais e de uma banca de sopas e frutas, a oferecer a todos os participantes no final da actividade. Foi também facultado um espaço de leitura, com jornais diários e uma mostra de livros da Biblioteca Escolar.
Esta actividade contou com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Caixa Geral de Depósitos, Cruz Vermelha (delegação da Maia), Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Valongo e algumas empresas que apoiaram/patrocinaram a actividade.





Sem comentários:

Enviar um comentário