sábado, 14 de maio de 2011

“Acções de Educação para a Saúde”, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Um grupo de estudantes da unidade curricular "Saúde Comunitária II" realizou cinco sessões (uma por turma) sobre alimentação saudável, no bloco de Área de Projecto, com duração de 90 minutos, nas turmas de sétimo ano.
Cada uma das sessões começou com apresentação “Role Play” com imagens representativas de figuras públicas focando os aspectos essenciais de uma alimentação saudável. De seguida, construi-se um diálogo com os alunos para que estes expusessem as suas opiniões sobre o que é uma alimentação saudável e quais as vantagens da mesma. Posteriormente, formaram-se equipas para dar início ao “Jogo dos caixotes”, cujo objectivo era sensibilizar os alunos para o que se deve comer todos os dias, três vezes por semana ou apenas 1 vez por semana. Depois da transmissão do que “se deve comer”, passou-se para a questão “como se deve comer”. Para tal, foi realizado o jogo “Chefe de Cozinha” com o objectivo de consolidar a apresentação incentivando os alunos a produzirem menus equilibrados. Finalmente, e com o intuito de envolver toda a comunidade educativa, foram distribuídas brochuras, dirigidas em particular aos pais, com a pretensão de levar para fora da sala de aula o conhecimento construído e transmitido.
No global, considerou-se que as sessões decorreram de forma bastante satisfatória. O projecto, minuciosamente preparado, primou pelo forte envolvimento dos alunos de sétimo ano nas várias actividades propostas. As professoras que acompanharam as sessões foram unânimes em considerar este projecto muito interessante e bastante pedagógico.
Os nossos Parabéns aos alunos do 3ºano do ICBAS que estiveram na nossa escola!

Sem comentários:

Enviar um comentário