Ao longo do 2º período, foi desenvolvida e concluída a segunda fase das actividades do PRESSE com a formação pela e-Presse (Profissionais de Saúde e Coordenadora da Educação e Promoção para a Saúde) dos Directores de Turma do 2ºciclo que ainda não foram abrangidos pela mesma. Os objectivos propostos na planificação desta 2ªfase foram cumpridos, considerando-se que a formação de professores decorreu de forma bastante satisfatória.
Está em curso a implementação da terceira fase do PRESSE, com a formação dos alunos pelos professores da área curricular não disciplinar de Formação Cívica.
sábado, 14 de maio de 2011
Noticias do GIAA - Quês e Porquês
Durante o 2º período foram registadas 20 visitas ao GIAA, treze do sexo feminino e sete do sexo masculino. As idades dos alunos oscilam entre os catorze e os onze anos. Doze alunos frequentam o sexto ano, sete o sétimo ano e um o quinto ano de escolaridade.
Os temas abordados passaram pela sexualidade na adolescência, alimentação saudável, relacionamento com os outros e comunicação interpessoal, aparência física, família/sucesso escolar, dificuldades de concentração nas aulas/formas de as ultrapassar e bullyng.
Os temas abordados passaram pela sexualidade na adolescência, alimentação saudável, relacionamento com os outros e comunicação interpessoal, aparência física, família/sucesso escolar, dificuldades de concentração nas aulas/formas de as ultrapassar e bullyng.
Semana dos Afectos - Dias afectivos e outras actividades
Com o intuito de reforçar os laços de amizade e traduzir de diversas formas a ideia de afecto, foram estipulados dias afectivos, como o Dia do Melhor Amigo, Dia do Abraço, Dia do Elogio, Dia do Aperto de Mão e Dia da Pessoa que mais Admiro.
Foi ainda sugerido aos Directores de Turma que na aula de Formação Cívica desta semana, fosse apresentado/lido o livro “Eu Espero..”, acompanhado de música de fundo previamente seleccionada, bem como a visualização do vídeo “Vamo-nos deixar contagiar”, colocado no blogue de EMRC, e seguir a ideia “Missão sorriso para esta semana”.
O grupo de Educação Especial dinamizou a elaboração de cartazes em tamanho gigante, que foram afixados nas paredes do átrio principal, e onde os alunos puderam deixar a sua mensagem de afecto.
Foram ainda desenvolvidas outras actividades, nomeadamente, a exposição de outros trabalhos elaborados pelos alunos nos átrios principal e central e a audição de músicas relacionadas com os afectos.
A todos que participaram, o nosso obrigada.
Foi ainda sugerido aos Directores de Turma que na aula de Formação Cívica desta semana, fosse apresentado/lido o livro “Eu Espero..”, acompanhado de música de fundo previamente seleccionada, bem como a visualização do vídeo “Vamo-nos deixar contagiar”, colocado no blogue de EMRC, e seguir a ideia “Missão sorriso para esta semana”.
O grupo de Educação Especial dinamizou a elaboração de cartazes em tamanho gigante, que foram afixados nas paredes do átrio principal, e onde os alunos puderam deixar a sua mensagem de afecto.
Foram ainda desenvolvidas outras actividades, nomeadamente, a exposição de outros trabalhos elaborados pelos alunos nos átrios principal e central e a audição de músicas relacionadas com os afectos.
A todos que participaram, o nosso obrigada.
Semana dos Afectos - Árvore dos Afectos
Outra das actividades propostas pela Equipa PES e Equipa da Biblioteca, foi a construção da Árvore dos Afectos, colocada no átrio central da escola sede. A árvore foi decorada com corações onde estavam inscritas mensagens e/ou desenhos alusivas aos afectos. Vejam como os alunos conseguem ser criativos...
Semana dos Afectos - Livro "Nós Esperamos..."
A Equipa PES, em conjunto com a Equipa da Biblioteca, dinamizou a actividade “Nós esperamos…”, inspirada no livro “Eu espero…”, de Davide Cali e Serge Bloch.
A actividade proposta consistiu em desafiar todas as turmas, desde o pré-escolar até ao 9ºano, a criarem uma página para um livro. Uma página onde ficasse gravada e ilustrada a mensagem daquilo que a turma espera ao nível dos afectos.
O resultado foi fantástico. Surgiram páginas muito, muito bonitas e que todos puderam apreciar na exposição durante a referida semana.
Os livros, agregadores destas páginas, irão ficar disponíveis na Biblioteca e em suporte digital.
A actividade proposta consistiu em desafiar todas as turmas, desde o pré-escolar até ao 9ºano, a criarem uma página para um livro. Uma página onde ficasse gravada e ilustrada a mensagem daquilo que a turma espera ao nível dos afectos.
O resultado foi fantástico. Surgiram páginas muito, muito bonitas e que todos puderam apreciar na exposição durante a referida semana.
Os livros, agregadores destas páginas, irão ficar disponíveis na Biblioteca e em suporte digital.
“Acções de Educação para a Saúde”, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto
Um grupo de estudantes da unidade curricular "Saúde Comunitária II" realizou cinco sessões (uma por turma) sobre alimentação saudável, no bloco de Área de Projecto, com duração de 90 minutos, nas turmas de sétimo ano.
Cada uma das sessões começou com apresentação “Role Play” com imagens representativas de figuras públicas focando os aspectos essenciais de uma alimentação saudável. De seguida, construi-se um diálogo com os alunos para que estes expusessem as suas opiniões sobre o que é uma alimentação saudável e quais as vantagens da mesma. Posteriormente, formaram-se equipas para dar início ao “Jogo dos caixotes”, cujo objectivo era sensibilizar os alunos para o que se deve comer todos os dias, três vezes por semana ou apenas 1 vez por semana. Depois da transmissão do que “se deve comer”, passou-se para a questão “como se deve comer”. Para tal, foi realizado o jogo “Chefe de Cozinha” com o objectivo de consolidar a apresentação incentivando os alunos a produzirem menus equilibrados. Finalmente, e com o intuito de envolver toda a comunidade educativa, foram distribuídas brochuras, dirigidas em particular aos pais, com a pretensão de levar para fora da sala de aula o conhecimento construído e transmitido.
No global, considerou-se que as sessões decorreram de forma bastante satisfatória. O projecto, minuciosamente preparado, primou pelo forte envolvimento dos alunos de sétimo ano nas várias actividades propostas. As professoras que acompanharam as sessões foram unânimes em considerar este projecto muito interessante e bastante pedagógico.
Os nossos Parabéns aos alunos do 3ºano do ICBAS que estiveram na nossa escola!
Cada uma das sessões começou com apresentação “Role Play” com imagens representativas de figuras públicas focando os aspectos essenciais de uma alimentação saudável. De seguida, construi-se um diálogo com os alunos para que estes expusessem as suas opiniões sobre o que é uma alimentação saudável e quais as vantagens da mesma. Posteriormente, formaram-se equipas para dar início ao “Jogo dos caixotes”, cujo objectivo era sensibilizar os alunos para o que se deve comer todos os dias, três vezes por semana ou apenas 1 vez por semana. Depois da transmissão do que “se deve comer”, passou-se para a questão “como se deve comer”. Para tal, foi realizado o jogo “Chefe de Cozinha” com o objectivo de consolidar a apresentação incentivando os alunos a produzirem menus equilibrados. Finalmente, e com o intuito de envolver toda a comunidade educativa, foram distribuídas brochuras, dirigidas em particular aos pais, com a pretensão de levar para fora da sala de aula o conhecimento construído e transmitido.
No global, considerou-se que as sessões decorreram de forma bastante satisfatória. O projecto, minuciosamente preparado, primou pelo forte envolvimento dos alunos de sétimo ano nas várias actividades propostas. As professoras que acompanharam as sessões foram unânimes em considerar este projecto muito interessante e bastante pedagógico.
Os nossos Parabéns aos alunos do 3ºano do ICBAS que estiveram na nossa escola!
Priv@l
Ao longo do 2º período foi implementado o “Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais e Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoactivas” nas turmas CEF-COM e CEF-OI. O balanço das sessões efectuadas, num total de seis por turma, foi considerado bastante positivo por parte das formadoras (técnicas do Prival) e dos professores que acompanharam as turmas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)