O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a principal causa de morte em todo o mundo.
O tabaco é um droga e por isso provoca dependência. A desabituação da nicotina é difícil e muitas vezes requer acompanhamento profisisonal. Sendo o tabaco um dos maiores inimigos da saúde pública, todas as iniciativas que visam alertar para os perigos desta dependência são de louvar.
A nossa escola não ficou alheia a esta sensibilização e pôs mãos à obra, motivando os alunos para a criação de frases/trabalhos anti-tabágicas. Deixemo-nos de mais palavras e passemos às imagens!
A 8 de Novembro comemora-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, comemoração criada com o objectivo de realçar a importância de uma alimentação saudável nas crianças, para que seja possível combater a obesidade infantil, cujo crescimento se tem verificado. Para assinalar este dia, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) lançou o “2º Livro de Receitas para os mais Novos”, onde é apresentado um exemplo de um dia alimentar, sugerindo-se instruções para que as crianças possam também preparar/confeccionar as receitas com a ajuda dos adultos.
No dia 15 de Outubro comemorou-se o "O Dia Mundial da Alimentação". Alunos e alguns professores vestiram t-shirts elaboradas nas aulas de Área de Projecto, com mensagens alusivas à prática de uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Vejam como somos criativos!!!
A partir deste ano lectivo, tens ao teu dispor um Gabinete, denominado de Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA), ao qual podes aceder livremente e onde podes tirar todas as tuas dúvidas relacionadas com a saúde (alimentação, distúrbios alimentares, actividade física, substâncias psicoactivas, saúde mental, …) e educação sexual. Crescer implica passar por muitas transformações, por muitas dúvidas. O GIAA está aqui para te apoiar, para te informar, para te ajudar a fazeres escolhas seguras e informadas, ou simplesmente para te ouvir, para dialogar, sem medos, sem pressões nem recriminações. Todas as visitas que aqui efectuares terão carácter confidencial. O GIAA está a funcionar no rés-do-chão, numa sala próxima do PBX (ex-Gabinete de Acompanhamento) e no seguinte horário: • 3ª Feira, das 12.25h às 13.10h • 4ª Feira, das 8.15h às 9.45h; das 10.45h às 13.10h e das 14.25h às 15.10h • 5ª Feira, das 11.40h às 12.25h No caso de não poderes frequentar o GIAA neste horário, vais ter a possibilidade de, recorrendo à Internet, igualmente informar-te e colocar as tuas dúvidas através de um blogue que está a ser criado e que em breve será divulgado. A equipa de atendimento do GIAA é constituída pelas professoras Ana Cristina Magalhães, Lúcia Carvalho, Luísa Loureiro, Luísa Silva, Manuela Dias e Vânia Oliveira. Não deixes que as dúvidas te atormentem. Este espaço existe para ti e só terá sentido se efectivamente o explorares. E agora, deixamos-te com um desafio: Põe a tua imaginação e criatividade a funcionar e sugere um nome original para dar ao GIAA. Entrega a tua sugestão ao Director de Turma até ao dia 9 de Outubro de 2010.
Esta actividade teve como objectivos preservar e promover as relações inter-pessoais e o convívio entre os alunos finalistas e respectivos professores. Os Directores de Turma e os alunos foram os responsáveis pela organização e decoração do local onde decorreu a iniciativa, bem como pelo lanche. Esta actividade foi animada com música, apresentações de fotografias que testemunham o envolvimento dos alunos em diversas actividades, realizadas na escola ao longo do seu percurso. A Directora, Dra. Graça Carneiro, acompanhada pelos restantes elementos da Direcção da escola, agraciou-nos com a sua presença e as suas palavras, tendo distribuído individualmente o Livro de Curso a cada finalista. A emoção, a partilha e o orgulho dominaram esta tarde inesquecível.
A Escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes de Ermesinde, desenvolveu no âmbito da actividade “ Maio, Mês do Coração” diversas iniciativas destinada a todos os elementos da comunidade educativa das escolas do Agrupamento visando, essencialmente, a informação, o esclarecimento e o desenvolvimento de acções que tornem possível o despertar de consciências para a adopção de hábitos e de comportamentos saudáveis. Neste sentido, durante a manhã do dia 29 de Maio decorreram várias acções de sensibilização: uma caminhada urbana pelo coração, no fim da qual, e no recinto escolar, os participantes formaram um coração humano, símbolo de um coração saudável. Nesta caminhada, os alunos transportaram 4 faixas “Passadeira de retalhos” elaboradas em tecido com mensagens alusivas ao tema, cujo contributo resultou de um trabalho conjunto de todas as turmas, docentes e funcionários das escolas do Agrupamento. Do programa constou ainda a apresentação de uma coreografia de massas “Flashmob”, uma aula de aerodance aberta à comunidade, momentos musicais de flauta e canto, e actividades rítmicas. Em simultâneo decorreram rastreios de tensão arterial, glicemia e determinação da percentagem de massa gorda. Foram distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção de doenças cardiovasculares fornecidos pela Cruz Vermelha e outros elaborados pelos alunos do 9º ano. Esteve patente uma exposição de cartazes no átrio da escola subordinada ao tema” Maio, Mês do coração” elaborados pelos alunos do 8º ano e foi feita uma campanha de sensibilização relativamente ao consumo regular de sopas e frutas através da construção de uma roda de alimentos de produtos naturais e de uma banca de sopas e frutas, a oferecer a todos os participantes no final da actividade. Foi também facultado um espaço de leitura, com jornais diários e uma mostra de livros da Biblioteca Escolar. Esta actividade contou com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Caixa Geral de Depósitos, Cruz Vermelha (delegação da Maia), Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Valongo e algumas empresas que apoiaram/patrocinaram a actividade.
Foi desenvolvida uma Campanha de Sensibilização Local, intitulada “Des/Igualdade de Género na Publicidade da TV”, pelos alunos Sofia Isabel 5ºB, Inês Lopes 7ºB, Diogo Ferreira e Miguel Ângelo do 8ºB e Ana Pacheco e Artem Tkachenko do 9ºB sob a orientação das professoras Maria Augusta Aguiar, Rosa Mary Manso, Ana Cristina Magalhães e com a colaboração da professora Vânia Oliveira.
A Campanha de Sensibilização Local concretizou-se com a elaboração de um cartaz, que foi afixado em pontos estratégicos da escola sede, e a realização de um filme crítico sobre a des/igualdade de género na TV. Teve como principal finalidade promover o estabelecimento de relações interpessoais paritárias e equilibradas, baseadas no respeito mútuo, enquanto condição necessária para a eliminação da violência de género nas relações afectivas.
No dia 28 de Abril, entre as 15:20 e as 16:50, decorreu no pavilhão da escola uma palestra subordinada ao tema “Sexualidade na Adolescência”. Fizeram parte do painel o Prof. Doutor Pinto da Costa, a Enfermeira Cláudia e duas alunas representantes dos 8º e 9º ano.
À hora marcada, os alunos foram encaminhados para o pavilhão, onde já estavam três alunos do 9ºano a tocar guitarra, que desde já agradecemos a disponibilidade. Nas paredes estavam expostos vários trabalhos elaborados pelos alunos sobre o tema em debate.
O Prof. Doutor Pinto da Costa abordou o tema da Sexualidade na Adolescência nos seus múltiplos aspectos e os alunos tiveram a oportunidade de colocarem as suas dúvidas e de expressarem a sua opinião. Finda a sua intervenção, deu-se a palavra às alunas que se encontravam no painel, que colocaram várias perguntas relacionadas com o planeamento familiar. A Enfermeira Cláudia, numa linguagem muito acessível, a todas respondeu e foi alertando os alunos para determinados preconceitos, receios e medos relacionados com a sexualidade.
Esta actividade foi bastante enriquecedora e esperarmos voltar a concretizá-la no próximo ano lectivo.
Como seria de esperar, mais uma iniciativa que decorreu de forma agradável, com a participação dos alunos do 9º ano, que decoraram a sala dos alunos com trabalhos alusivos ao tema. O espaço estava bastante apelativo, o que não passou despercebido ao orador, que felicitou os responsáveis pelo mesmo e solicitou que lhe fossem enviadas fotos dos trabalhos e do espaço. É de salientar o comportamento exemplar dos alunos, bem como a disponibilidade e bom-humor do nosso convidado, que motivou o interesse dos participantes e prontamente esclareceu todas as dúvidas que surgiram. Estamos certos que esta actividade contribuiu para o desenvolvimento de competências nos nossos alunos possibilitando escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade.
A Semana dos Afectos decorreu entre os dias 8 e 12 de Fevereiro.
Foram desenvolvidas várias actividades com a colaboração da equipa da Biblioteca, os professores de Área de Projecto e de Formação Cívica.
Dentro das actividades destacamos a exposição de trabalhos na sala dos alunos e no átrio principal, a audição de músicas relacionadas com os afectos, a leitura e reflexão de textos nas aulas de Formação Cívica, a exposição dos postais e das ilustrações de histórias de acordo com os concursos que foram lançados para esta semana e entrega dos prémios aos respectivos vencedores.
A Equipa PES agradece a todos os que tornaram possível a concretização das diversas actividades e dá os Parabéns aos alunos que participaram nos concursos.
Os trabalhos a concurso revelaram dedicação, imaginação e criatividade e contribuíram para o embelezamento da escola e para a tomada de consciência da importância dos afectos no dia-a-dia.
Na escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes, a época natalícia foi celebrada com um convívio entre alunos e professores, com muitas iguarias à mistura.
Deliciem-se com as imagens que testemunham o dia bem passado.
Este vídeo é uma chamada de atenção para os comportamentos de risco relacionados com a transmissão do VIH. É de salientar que outras doenças infecciosas seguem as mesmas vias de transmissão, pelo que a prevenção e protecção são essenciais a uma vida saudável.
Pela promoção de hábitos saudáveis junto dos jovens No passado dia 17 de Dezembro realizou-se na Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes o 10º Corta-Mato escolar, organizado pelos professores de Educação Física.
A prova teve como destinatários os alunos do 2º e 3º ciclos, num total de 200 participantes. De salientar que a iniciativa contou com a participação de 7 alunos com necessidades educativas especiais.
O Corta-Mato contou com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, Bombeiros Voluntários de Ermesinde, patrocínios de várias empresas e a colaboração, enquanto juízes de prova, dos alunos do 9ºB e dos alunos do CEF do 9ºCOM.
A organização congratula-se pelo empenho, motivação e socialização, presentes no desenrolar das provas, como factores determinantes para o sucesso da actividade e apela a todos os alunos para a prática regular da actividade física como factor promotor da saúde.
Parabéns a todos pelo esforço e um agradecimento especial aos que colaboraram e apoiaram esta iniciativa.